O que realmente aconteceu em Chernobyl? Conheça os fatos que inspiraram a série - Eaí, assistiu? - Tudo sobre séries e filmes
  • O que realmente aconteceu em Chernobyl? Conheça os fatos que inspiraram a série


    Após o final insatisfatório de Game of Thrones, pelo menos na opinião da maioria dos fãs, a HBO acertou em cheio com sua minissérie, Chernobyl.

    Aqui no Brasil, a produção estreou no inicio de maio com um episódio disponibilizado por semana, chegando ao fim na próxima sexta-feira (7/6) com a exibição do seu ultimo capítulo.

    Chernobyl - HBO

    A minissérie estreou com excelentes avaliações por parte do público e da crítica, e cada semana as avaliações crescem positivamente.

    Mas, você realmente sabe o que aconteceu em Chernobyl?

    A maioria dos personagens da série são baseados em pessoas reais, e a grande parte dos eventos mostrados realmente aconteceu.

    Na madrugada do dia 26 de abril de 1986, precisamente às 01:23 a.m., o reator número quatro da usina nuclear de Chernobyl, localizada ao norte da Ucrânia, explodiu, liberando uma nuvem de radiação que se espalhou por boa parte do hemisfério Norte. Como resultado do acidente, foi liberado na atmosfera terrestre um nível de radiação equivalente a 400 bombas atômicas de Hiroshima.

    Chernobyl - HBO

    Chernobyl é reconhecidamente uma das maiores catástrofes da história. Diversas explosões na Usina de Energia Atômica de Chernobyl, na Ucrânia, lançaram na atmosfera 500 toneladas de combustível, 700 toneladas de grafite e gases radioativos, em um vazamento que durou cerca de 10 dias.

    A tragédia poderia ter sido exponencialmente maior não fosse a ação heroica do técnico operacional Alexei Ananenko, do engenheiro Valeriy Bezpalov e do jovem operador Boris Baranov, que contiveram outras explosões e derramamentos que colocariam a existência de toda a Europa em risco.

    Chernobyl - HBO

    Para proteger o Sistema Nuclear Soviético, o governo comunista tentou divulgar que os efeitos da radiação não eram tão perigosos assim. Altos oficiais do governo apoiavam cientistas que afirmavam que a radiação de Chernobyl era tão inofensiva quanto um Raio X. O momento foi mostrado no segundo episódio da série e realmente aconteceu na vida real.

    Imagem : The True Heroes of Chernobyl

    O mais interessante é que a trama traz um paralelo com o governo comunista, mais interessado inicialmente em manter o desastre em segredo do que salvar vidas. Em Chernobyl, tudo  está em jogo:o destino da União Soviética e sobrevivência da Europa, que chegou perto de se tornar um cemitério radioativo.

    O clima tenso e pesado da série prende o espectador com uma história extremamente bem contada, o que até assusta um pouco quando nos damos conta que a obra é inspirada em eventos reais

    Chernobyl - HBO

    Chernobyl terá apenas 5 episódios, transmitidos às sextas pela HBO, às 21h. Os episódios também estarão disponíveis no serviço de streaming HBO Go.

    E você, está assistindo a produção? Compartilhe com a gente nos comentários a sua opinião.